Arquivo Pessoal

Bruno Araújo, doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, é um dos talentos da nova geração de professores do Departamento de Comunicação da UFMT. Coordena o novo programa de pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM). Bruno, com seu belo sotaque cearense, fala da experiência de Cuiabá ter entrado na sua vida pessoal. Bom para ele, ótimo para a cidade e para a universidade, que ganhou um grande quadro profissional e o convívio de uma pessoa generosa e gentil.
Confira o podcast ao final desta matéria
Mas no podcast Histórias de Boca nem tudo é ternura e memórias afetivas. É preciso discutir as coisas que estão no mundo, refletir sobre o contexto contemporâneo do país. O professor Bruno Araújo não foge dessa responsabilidade como jornalista e pesquisador. Ele fala sobre as dificuldades do ensino e da pesquisa na pandemia e analisa o momento do país sob o comando do presidente Bolsonaro, a quem responsabiliza como um reacionário que “matou” o debate de ideias no país.
“Bolsonaro é um reacionário, no sentido do indivíduo que reage contra às normas mais básicas da democracia, da conquista civilizatória. Não respeita a democracia e a ciência e se furta ao debate de ideias, reduzindo tudo à construção de versões toscas e a sentidos pueris. E pior do que ser um presidente negacionista é a sua performance de agente da desinformação que coloca em risco a vida dos brasileiros”, argumenta o professor.
Bruno Araújo: doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, com uma tese sobre a mediatização da corrupção política no discurso jornalístico sobre o Escândalo do Mensalão. Realizou estágio doutoral no Centro de Investigação Media e Jornalismo, da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Jornalismo e Graduado em Jornalismo, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal).
Além de docente do PPGCOM e do curso de jornalismo da UFMT, é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania (CICLO/UFMT) e do Grupo de Pesquisa Observatório do Populismo do Século XXI. Integra, ainda, o Grupo Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).
Vale conferir a conversa com Bruno Araújo no podcast Histórias de Boca desta semana.





















